'Ler tarot é um dom por isso não se deve cobrar' ?

'Ler tarot é um dom por isso não se deve cobrar' ?

MariaHD
Administrator
Olá ternurinhas,
hoje quero esclarecer um ponto fundamental acerca do tarot ou qualquer outro tipo de mediunidade: Deve cobrar-se pelas leituras/ajudas dadas? Bem, no meu ponto de vista e falando como alguém que já actuou dos dois modos (cobrar e não cobrar), a minha resposta só pode ser uma: depende.
Pela minha experiência, o facto interessante que observei enquanto facultava leituras de tarot gratuitas é que a maioria das pessoas não só abusam, como não valorizam o trabalho de quem se oferece para as ajudar sem pedir nada em troca. Isto porque a maior parte delas não tem na verdade um motivo pelo qual devam consultar o oráculo ou solicitar ajuda, mas são sim impulsionadas pela curiosidade. Inevitavelmente, isto esgota quem se dá ao trabalho de tentar ajudar, pois estamos a ajudar quem de facto não necessita de ajuda, e o tarot - como sabem - não são só pedaços de cartão. Envolve energias, energias essas que também se esgotam se não soubermos utilizá-las. Eu mesma cheguei a ter desgastes energéticos por isso.
Quando alguém lê tarot a outro alguém, gasta a sua energia, o seu tempo, e muitas vezes a sua paciência a tentar ajudar o outro. Isto com certeza merece já uma contribuição. Ouço muitas vezes dizer que 'não se deve usar um dom dado gratuitamente por Deus, para fazer dinheiro com isso'. Revolta-me um pouco este pensamento, porque um tarólogo tem tanto um dom quanto um professor ou um médico. Não é um ser especial caído do céu. Um professor tem o dom de ensinar - e recebe dinheiro por isso -, um médico tem o dom de curar - e recebe dinheiro por isso -, mas um tarólogo tem o dom de ler tarot e não pode cobrar por isso? Não faz sentido. Se eu desse as consultas como antes fazia, de um modo gratuito, eu estaria neste momento desempregada e não teria vida própria, isto porque seriam mais as pessoas a consultar ocupando-me todo o tempo.
Não quero com isto dizer que concordo que se levem 70 euros (como já vi) por uma consulta de tarot. Acho absurdo isso. Mas 5-10-15 euros é algo acessível a quase todos, e serve bem como forma de agradecimento a quem dá um pouco do seu tempo a ajudar-nos. Nunca tive por hábito recusar uma leitura a ninguém por não haver a possibilidade de me pagar e  nunca o farei. Se de facto a pessoa tem dificuldades financeiras, não há motivo por que a deixe assim entregue à vida sem a ajudar. Deus me pagará com o seu amor infinito.
Então, como comecei por referir, esta questão é subjectiva e depende. Depende das circunstâncias, das possibilidades, de tudo. Uma coisa é certa, energeticamente falando, a minha vida melhorou consideravelmente quando comecei a cobrar, pois já não ando sempre cansada, consumida por energias negativas ou sem vontade para nada. Na carteira, sou honesta, não me faz grande diferença. Não vou ficar rica (nunca o fui, nunca o serei) por mais 5 euros, mas pelo menos preservo a minha sanidade mental e tenho uma vida própria. Viver só para os outros é muito bonito, mas não funciona como eu desejava que funcionasse.
Um grande beijo,

Muito amor e muita paz,
Maria HD

Re: 'Ler tarot é um dom por isso não se deve cobrar' ?

Teresa

Ora nem mais!

Sou completamente de acordo com isso! Aliás, muitas pessoas das três uma, ou abusam, ou vão viver constantemente obcecadas em saber o que pode vir a seguir e sempre a querer consultas ou simplesmente vão por ir.

Se as pessoas gostam de jogar, existem jogos de mesa para essas finalidades, o Tarot não tem essa finalidade.

Já para não falar de pessoas que dão ao luxo de andar a querer da vida dos outros para ter assunto na sua própria vida... haja pachorra!

Re: 'Ler tarot é um dom por isso não se deve cobrar' ?

susana
Concordo!